Conferência de negócios

Cursos de Extensão

Programa de Formação e Qualificação Profissional para GOs certificados de Extensão que serão emitidos terão validade em todo o território nacional. O curso destina-se aos profissionais portadores de diploma de nível superior como também para aqueles participantes sem formação de nível superior, mas que tenham concluído o ensino médio. Os participantes receberão um Certificado de Qualificação Profissional de Nível Superior (Extensão) para cada disciplina cursada.estores e Ocupantes de Cargos Públicos.

METODOLOGIA:

CURSO: ASSESSORIA PARLAMENTAR E CAPACITAÇÃO POLÍTICA
 
Este curso será semipresencial, exigindo a presença de cada aluno nos encontros semanais ou quinzenais, para assistir as aulas que serão ministradas e debater as leituras programadas para cada curso e o cumprimento da carga horária, aproveitando os conhecimentos adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou em serviço, desde que atendido o prazo mínimo e máximo estabelecido pela instituição, para a conclusão do curso.

Para que os alunos possam ter acesso ao material de atividade em serviço que serão sugeridos durante todo o curso, os professores colocarão à disposição dos alunos, material de leitura, estudo dirigido, videoaulas, entre outros, num Ambiente Virtual de Aprendizagem, programando encontros para discussão e tirar dúvidas dos alunos nas atividades em serviço.

O conteúdo programático do curso será ministrado nos encontros semanais realizados no horário da noite das 18:00 às 22:00 ou quinzenais realizados no sábado das 8:00 h às 17:00 h.

INVESTIMENTO:

O valor cobrado por disciplina/curso será de R$ 350,00.

 

CURSOS DE EXTENSÃO / ÁREA: EDUCAÇÃO​

FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAS (40 Horas)

Conceitos básicos sobre evolução e crescimento da tecnologia de informação com abordagem sobre empresas digitais. Fundamentos das redes nas empresas e apontando os bancos de dados.

 

Soluções tecnológicas e Gestão Empresarial. Aplicação de técnicas de inteligência artificial no processo de tomada de decisão. Sistemas de Informações no comércio eletrônico, abordando negócios eletrônicos.

AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM (40 Horas) ​

A história da avaliação. Avaliação: conceituação, características e funções. Diferentes formas de avaliação: diagnóstica, somativa e formativa. Avaliação através de portfólio. Diferentes tipos e exemplos de questões.

 

A avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem. Os critérios de avaliação. O feedback e a avaliação da aprendizagem.

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (40 Horas)

Educação a Distância: papéis e oportunidades; métodos de autoaprendizagem; metodologia do programa de EAD. Elaboração e implementação de recursos virtuais e audiovisuais de aprendizagem.

 

Material Web e ambientes virtuais. Materiais em Computador e CD-ROM. Avaliação de materiais didáticos. Materiais televisivos

GESTÃO NA EAD (40 Horas)

Fundamentos comunicacionais para a gestão da EAD. Gerenciamento de processos educativos midiatizados. Fundamentos e modelos de gestão da EAD. Características do gestor da EAD. Melhores práticas no gerenciamento de serviços de TI. Gerenciamento de incidentes. Gerenciamento de problemas. Gerenciamento de mudanças. Gerenciamento de liberação. Gerenciamento de configuração. Gerenciamento de nível de serviços. Entendendo Gerência de Projetos. Gestão do escopo do projeto. Gestão do tempo do projeto. Gerência do custo do projeto. Gerência da qualidade do projeto. Gerência dos recursos humanos. Gerência das comunicações do projeto. Gerência da integração do projeto. Gerência dos riscos do projeto.

A PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA EAD (40 Horas)

Concepção de EAD e os reflexos na produção dos materiais didáticos. Orientações para produção do material auto instrutivo. Orientações do MEC para a produção de Materiais didáticos (Referenciais de qualidade para EAD).

 

Materiais didáticos impressos na EAD. Características didáticas do texto escrito para EAD. Vantagens e limitações do material impresso. Seleção de conteúdo. Estratégias de Redação: estratégias de linguagem, estratégias de organização, estratégias hipertextuais, estratégias cooperativas. Aspectos visuais do Material, exercícios (atividades de estudos).

COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS DE AUTOAPRENDIZADO (24 Horas)

Liderança e Relacionamento Humano; Ética Profissional; Planejamento e Organização; Modernidade e Domínio das novas Tecnologias; Comunicação e o profissional moderno; Empreendedorismo. Educação a Distância: aspectos históricos e sociais; novos conceitos, papéis e oportunidades; métodos de autoaprendizagem.

PRÁTICAS DE TUTORIA EM EAD (40 Horas)

 

Atribuições dos Tutores; Competências Necessárias aos Tutores Presenciais e a Distância; Professor Tutor; Orientador do Ambiente; Tutor como Coordenador da Aprendizagem; Aspectos fundamentais do tutor: Capacidades; Valores; Atitudes; Disposição no trabalho de Tutoria; Estratégias Motivacionais; Tutoria e as Sistematizações da Aprendizagem; Tipos de Cursos a Distância; Causas da evasão em EAD; Aprendizagem colaborativa; Mediação pedagógica.

 

APRENDIZAGEM COOPERATIVA (24 Horas)

 

A Pedagogia da Cooperação e a Teia Cooperativa. Epistemologia da Aprendizagem. Cooperação X Inclusão. Concepções Interdisciplinaridade e Subjetividade. Cooperação e Projeto Pedagógico.

CURSOS DE EXTENSÃO / ÁREA: SAÚDE

 

1- O SUS PARA GESTORES – 40 h/a

 

Conhecer a Legislação, história e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Discutir esta história como processo, e este processo histórico como útil ferramenta de análise do presente e questionadora do futuro. O propósito primordial da gestão em saúde é a produção de decisões, que desencadeiam o processo de intermediação e implementação das políticas. Problematizar a realidade da saúde pública, mergulhando no processo histórico da reforma sanitária brasileira, na constituição federal e na legislação infraconstitucional de organização, debatendo as principais leis, normas e resoluções que definem o funcionamento do SUS.

2- EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E CONTROLE SOCIAL 40 h/a

 

Propiciar aos alunos a oportunidade de fazer leituras e reflexões sobre a importância e a necessidade do diálogo entre conhecimento científico e conhecimento comum, principalmente em nível local, para dar conta da complexidade dos problemas de saúde coletiva na perspectiva da Educação Popular. Especificamente, procura-se orientar o estudo da Educação Popular de Paulo Freire como abordagem teórico-metodológica participativa para a compreensão da realidade centrada no diálogo entre diferentes saberes em contextos de luta contra a opressão.

3- GERENCIAMENTO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE - 40 h/a

 

Ter acesso a modelo de gerenciamento de informação e sistemas informatizados em saúde; histórico do Sistemas de Informação em Saúde no Brasil; demonstração de Sistemas e Análise de Dados. Apresentação de resultados e como se gerenciar e utilizar as Bases de Dados Nacionais em Saúde com vistas ao aperfeiçoamento da informação em saúde.

4- ADMINISTRAÇÃO DE INDICADORES ATRAVÉS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE – 40 h/a

 

Apresentar que os indicadores de saúde refletem o quadro real das condições de saúde de uma população. Mostrar que sua utilização pode orientar os gestores de saúde no planejamento e controle das atividades locais; descrever a percepção dos gestores de unidades de saúde quanto ao uso dos indicadores de saúde em suas ações de planejamento e controle dos serviços de saúde; interpretação de dados levantados; subutilização de indicadores pelos gestores em suas ações de planejamento e controle de serviços; entraves pelos gestores em relação ao acesso às informações em saúde; pouca integração entre os sistemas; utilização dos indicadores de saúde como instrumento de gestão das unidades do serviço público de saúde.

5- METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 40 h/a

 

Conhecer os Fundamentos da Metodologia Científica. A Comunicação Científica. Métodos e técnicas de pesquisa. A comunicação entre orientados/orientadores. Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. O pré-projeto de pesquisa. O Projeto de Pesquisa. O Experimento. A organização de texto científico (Normas ABNT).

6- GESTÃO ADMINISTRATIVA E ECONÔMICA DA SAÚDE A PARTIR DA ATENÇÃO BÁSICA - 40 h/a 

 

Compreender que Economia da Saúde (ECOS) é a área responsável por promover o uso racional e eficiente dos recursos públicos, a partir da construção de uma cultura do uso de informações econômicas para a tomada de decisão em saúde criando as condições para que as ações e serviços de saúde sejam prestados de forma eficiente, equitativa e com qualidade para melhor acesso da população, atendendo aos princípios da universalidade, igualdade e integralidade da atenção à saúde, estabelecidos constitucionalmente para o Sistema Único de Saúde (SUS) e considerar que quando esta é aplicada a partir da Atenção Básica é possível construir bases importantes para aplicação dos fundamentos da ECOS.

7- GESTÃO, PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO EM SAÚDE - 40 h/a 

 

Entender que o Planejamento em saúde tem na sua natureza o caráter estratégico, costuma estar associado a organizar atividades e buscar melhores resultados como também, reduzir conflitos e incertezas. Perceber que a programação em saúde guarda semelhança com o planejamento, embora seja uma expressão associada a objetivos delimitados e pontuais. Compreender que em seus diferentes ramos, planejar é reduzir incertezas. No setor saúde, Planejamento e Programação como áreas de conhecimento tem ampla utilização no sentido de definir metas, estabelecer objetivos e planejar ou programar ações estratégicas para a área.

8- GERENCIAMENTO DA REGULAÇÃO EM SAÚDE - 40 h/a

 

Compreender o Gerenciamento e Gestão dos serviços de saúde na perspectiva de compreender a dinâmica da regulação na rede de atenção à saúde. Entender os níveis de complexidade, referência contra referência e de sistemas locais de saúde: com seus processos e instrumentos. Entender a organização da atenção à saúde.

9- GERENCIANDO O PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA – 40 h/a

 

Gerenciar o processo de trabalho das equipes à partir de uma concepção ampliada de saúde; Coordenar e Incentivar o trabalho multiprofissional na atenção básica; Princípios, diretrizes e ferramentas norteadoras do processo de trabalho na atenção básica; Ferramentas Tecno-Assistenciais e organização do processo de trabalho na atenção básica; Integralidade e Trabalho em Equipe; Políticas de gestão do trabalho em saúde; Articulação entre os níveis de atenção à saúde. Conceitos da política de Educação permanente na reorientação dos processos de trabalho, Relações de poder e divisão do trabalho; Diretrizes e princípios da Política Nacional de Humanização. Saúde do trabalhador: aspectos históricos, teóricos e metodológicos. Trabalho e qualidade de vida.

10- GESTÃO DE PESSOAS, HUMANIZAÇÃO E ACOLHIMENTO NO SUS - 40 h/a

 

Conhecer e aprofundar a política de Gestão de Pessoas do Sistema Único de Saúde; se apropriar da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão em Saúde (PNH) que se propõe a estruturar a prática do Acolhimento nos serviços de saúde e que representa uma resposta aos desafios de superar e inverter o Modelo de Atenção à Saúde hegemônico para um modelo que priorize a escuta e o cuidado do sujeito que nos apresenta demandas que extrapolam o corpo e se amplificam em nuances psicológicas, sociais, familiares, comunitárias e suas conexões na rede de atenção.

11- BIOÉTICA E GESTÃO EM SAÚDE - 40 h/a

 

Moral, Ética e Bioética. Princípios gerais da ética/bioética na Gestão em Saúde. A bioética e os direitos individuais. A ética em pesquisa. Dilemas éticos frente aos limites ou fronteiras do desenvolvimento científico e biotecnológico contemporâneos. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

CURSOS DE EXTENSÃO / ÁREA: COMPLIANCE

 

LEGISLAÇÃO PARA INFORMACÃO E PROTEÇÃO DE DADOS – 30 h/a

 

Legislação específica aplicada aos processos de gestão da informação. Diante necessidade foram sendo criadas novas normas legais, que somadas a outros dispositivos constitucionais e infraconstitucionais, construiu um novo modelo de legislação aplicada a gestão dos processos de tecnologia da informação.

- LAI – Lei de Acesso a Informação;

- Marco Civil da Internet;

- LGPD/ANPD – Lei Geral de Proteção de Dados/Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

DIREITO AUTORAL, DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, E DIREITO DO CONSUMIDOR - 30 h/a

 

A disciplina fara uma abordagem sobre alguns aspectos do Direito, numa compilação das normas legais de registros nos processos criativos e inventivos, àqueles que versam sobre sua propriedade, bem como seus direitos quando na qualidade de consumidor ou fornecedor; visando apresentar as garantias dos direitos que estão à sua disposição, reservados para lhe salvaguardar titularidade e propriedade, sobretudo, oferecendo-lhes o conhecimento dos instrumentos que lhes assegurem autonomia e autoridade sobre tais bens que lhes são de direito.

- Direito Autoral;

- Direito de Propriedade Intelectual;

- Direito do Consumidor.

COMPLIANCE OFFICER – 30 h/a

 

O profissional Diretor de Compliance, também mundialmente conhecido como “Compliance Officer” passou a ser um dos profissionais mais requisitados no mercado, principalmente para atuação nas grandes corporações, dada a sua relevante importância para orientação nas tomadas de decisão da alta gestão, trabalhando de forma integrada a alta cúpula, porém, dotado de autonomia e independência que o possibilite melhor isonomia de atuação em conformidade a legislação vigente qual essas corporações se submetem, observadas conjuntamente às políticas internas institucionais; sobretudo atenção cautelosa as mutações dos cenários de mercados e negócios, as políticas econômicas e sociais, as novas legislações, enfim, todas as variantes que possam afetar de alguma forma o organismo organizacional do empreendimento.   

- Avaliação de Riscos Internos e Externos;

- Mapeamentos de Contingências;

- Controles de Qualidade e Testes de Integridade;

- Como desenvolver um Programa de Conformidade.

GESTÃO DE RISCOS EM PROJETOS – 30 h/a

 

Projetos, em sua acepção da palavra, é uma ação programada de execução determinada, envolvendo as diversas variáveis para seu cumprimento, decorrendo na finalização dos processos com o seu termino. Portanto, é algo com começo, meio e fim. E é essa a finalidade da disciplina, esclarecer os pontos relevantes desde a análise prévia na elaboração de um projeto, suas fases intermediarias, tendo em vista a perfeita finalização do projeto executado com a entrega do resultado estimado.

- Estudo de Viabilidade do Projeto;

- Análise dos Riscos em Projetos;

- Estrutura, Execução e Conclusão.

GOVERNANÇA DE TI - 30 h/a

 

Governança de TI é, em síntese, uma extensão das práticas da Gestão Corporativa, utilizando das tecnologias da informação com sistemas integrados de gestão. A disciplina apresenta as soluções tecnológicas para excelência da gestão em seus diversos níveis hierárquicos, favorecendo a eficiência no gerenciamento dos processos, acompanhamento na execução dos projetos, visando sempre oferecer ferramentas para interação desde as projeções iniciais até o alcance das metas estabelecidas.  

- Mineração de Informações Estratégicas de Inteligência Competitiva;

- Sistemas Integrados de Gestão da Informação.

GESTÃO ESTRATÉGICA DOS SISTEMAS DE SEGURANÇA EM TI - 30 h/a

 

O advento da tecnologia e suas ferramentas vem se tornando cada dia mais presente no nosso cotidiano, com instrumentos ajustados às nossas necessidades. E nessa situação, os sistemas de segurança também são estrategicamente desenhados para possibilitar melhor qualidade de vida com autonomia, independência e segurança. E é justamente o que a disciplina propõe, a apresentação de estratégias com desenhos de modelos de tecnologia utilitária de sistemas de segurança da informação.

- Meios de Armazenamento e Controle de Acesso a Informação;

- Certificação e Biometria Digital;

- Fundamentos do Blockchain.

AUDITORIA E CONTROLADORIA APLICADA AOS PROCESSOS DE GESTÃO – 30 h/a

 

Gerenciar processos, essa é a função da disciplina ao apresentar as principais técnicas de Auditoria e Controladoria voltadas para o acompanhamento dos processos de gestão. Com métodos de análise e avaliação de controle e gestão, que permitam extrair importantes informações oferecendo-as aos gestores para suas tomadas de decisões estratégicas.   

- Leitura das Demonstrações Fiscais (Balanço Patrimonial, DRE, DLPA, DFC, DVA, Notas Explicativas);

- Balanced Scorecard, Custos e Planejamento Estratégico Financeiro.

LICITAÇÃO PÚBLICA- 30 h/a

 

A estrutura estatal, seja em âmbito Federal, Estadual ou Municipal, configura sempre como um dos maiores consumidores dos produtos e serviços, e o instrumento da Licitação Pública é a ferramenta utilizada para aquisição desses produtos e serviços contratados nos seus diversos mercados. É justamente o que a disciplina vem oferecer, os modos operandi de operacionalização dessa gigantesca estrutura de negócios, quer o profissional estando na condição de órgão público contratante, ou na condição de ofertante licitante.

- Princípios;

- Modalidades, Limites e Dispensa;

- Habilitação e Registro;

- Formalização, Alteração, Execução e Inexecução do Contrato;

- Sanções Administrativas, Crimes e Penalidades.

CURSOS DE EXTENSÃO / ÁREA: SEGURANÇA

 

Políticas de Segurança: concepções e tendências. 30 h/a

 

Defesa social: conceito, definições e apontamentos históricos. Política criminal e os movimentos de defesa social no século XX. As ideias de defesa social no Estado de Democrático de Direito. Defesa social e segurança pública: distinção, implicações teóricas e necessidade de um novo paradigma. Funcionamento constitucional da segurança pública. De uma política de segurança pública às políticas públicas de segurança. Avanços institucionais da segurança pública no Brasil. A política e os planos nacionais de segurança pública. O papel dos municípios na segurança pública. Políticas públicas para redução da violência. Política de drogas. A prevenção do crime, segurança e policiamento comunitário. Avaliação de políticas em segurança pública

Direitos Humanos e Segurança 30 h/a

 

Analisar a legislação e os princípios empregados no respeito aos direitos humanos e na preservação da ordem pública; Apresentar conteúdos que permitam uma análise crítica dos aspectos históricos, culturais e políticos relacionados ao desenvolvimento das instituições de segurança pública; Analisar as convergências e divergências das práticas policiais às garantias constitucionais; Proporcionar uma reflexão crítica do conhecimento produzido no campo das Ciências Humanas sobre violência e práticas discriminatórias existentes na sociedade brasileira.

Direito e Legislação: Segurança Pública e Privada 30 h/a

 

Demonstração da estrutura sócio-histórica do Sistema de Segurança Brasileiro fundamentado em legislação pertinente. Estudo dos fundamentos legais, políticos e culturais da segurança privada, do ponto de vista federal e estadual. Demonstração de parâmetros para análise crítica da organicidade do sistema de segurança privada: problemas, estruturas, profissionalização. Reflexão sobre a legislação, portarias e leis que fundamentam a formação do gestor em segurança privada. Estabelecimentos de relações entre Políticas Públicas para a Segurança e a demanda de serviços na área de segurança privada.

Gestão e Planejamento Estratégico em Segurança Corporativa e Empresarial 30 h/a

 

Identificar o processo de Gestão de Segurança e os procedimentos preventivos capazes de mitigar os riscos inerentes ao negócio. Espera-se que ao final do estudo deste tema o aluno possa: Relacionar a necessidade de segurança com a criminalidade na sociedade atual; Identificar a necessidade da gestão de segurança nas empresas e Instituições financeiras; Identificar a contribuição da gestão de segurança para os negócios; Identificar os aspectos regulatórios da gestão de segurança; Identificar os fatores considerados no processo de gestão de segurança; Relacionar risco operacional e segurança

Diagnóstico e Análise de Riscos em Segurança 30 h/a

 

Conceitos modernos e visão estratégica da segurança; Princípios e estrutura propostos pela ABNT ISO 31000 para gerenciar riscos; Risco vs. Incerteza; Benefícios do emprego da gestão de riscos na área da segurança; Modelo de estrutura mínimo necessário para gerenciar riscos; Conceito de Proteção e Prevenção; Processo de gestão de riscos descrito na ABNT ISO 31000 - Contexto, Identificação, Análise, Avaliação de Riscos, Tratamento, Comunicação e Monitoramento; Classificação, mensuração e definição de indicadores dos riscos; Definição de controles efetivos e monitoramento dos riscos residuais; Controles de segurança: Pessoas, processos e tecnologias (PPT); Fórmula exclusiva para calcular riscos em segurança; Técnicas para o processo de avaliação de riscos – ABNT ISO 31010.

Segurança Física de Complexos e Instalações 30 h/a

 

Neste módulo serão apresentados os conceitos de segurança física e as medidas para que ela seja adotada nas empresas, como também as formas de prevenção e para que serve e como montar um plano de segurança. O aluno aprenderá a definir as estratégias e a montar uma equipe de segurança. Verá os meios de proteção física, assim como os meios eletrônicos.

Gestão de Crises e Conflitos 30 h/a

 

Caracterização de gerenciamento de conflitos em situações interpessoais e gerenciamento de conflitos institucionais. Considerações conceituais sobre crises empresariais. Identificação de riscos de crises empresariais. Formação do comitê para gerenciamento de crises. Reflexões sobre as causas e consequências de extorsão mediante sequestro e gerenciamento de crises.

Defesa Pessoal em Segurança Pública e Privada 30 h/a

 

Esta disciplina tem como objetivo capacitar os profissionais que atuam nestas áreas, para que possam se autodefender em situações de conflito e risco. Durante esta disciplina, os participantes aprenderão técnicas de imobilização, abordagem, estrangulamento e diversas outras que podem auxiliá-los na realização das suas atividades cotidianas. Ela também conta com aulas teóricas e práticas sobre criminologia, artes marciais, ética e legislação.

Criminologia 30 h/a

 

Conceito, objeto e métodos da Criminologia. Evolução das teorias criminológicas. Pensamento criminológico contemporâneo. Criminologia crítica e dialética do reconhecimento. Política Criminal e Criminologia. O delito como fenômeno cultural e/ou psicológico. Formas e métodos de ressocialização.

Gestão de Pessoas e Liderança 30 h/a

 

Dimensões e características do humano. Fatores constitutivos do ser humano. Abordagens psicológicas e antropológicas. Comportamento humano nas organizações. Relações interpessoais na empresa. Papéis e interações. Formação e funcionamento de grupos. Motivação humana e motivação no trabalho. Empresa humanizada. Liderança e chefia.

Auditoria e Investigação de Fraudes 30 h/a

 

Entendimento e assimilação dos conceitos relacionados às fraudes empresarias e sua prevenção, detecção e investigação; Aplicação da Gestão de Riscos às fraudes empresariais como componente essencial de entendimento das ameaças e a forma de combatê-las; Apresentar e discutir os processos de fraudes internas e externas em sistemas de informação; Aplicar conceitos de análise qualitativa e quantitativa para identificação ou antecipação de riscos de fraudes empresariais; Apresentar metodologias de tratamento e análise qualitativa e quantitativa de indícios de fraudes; Assimilar a utilização de ferramentas de informática no tratamento de fraudes; Explorar os conceitos de análise de dados através de estudos de casos.

Segurança Bancária e Transporte de Valores 30 h/a

 

Descrição de estratégias para a segurança de estabelecimentos bancários e financeiros. Caracterização da segurança e vigilância física. Demonstração da condução e transporte de valores. Análise de riscos, procedimentos e técnicas de segurança no transporte de valores. Desenvolvimento de estratégias para a escolta armada e desarmada.

Segurança Pessoal e Privada 30 h/a

 

Exame dos conceitos sobre segurança privada e segurança pessoal. Planejamento de medidas de segurança pessoal e privada. Demonstração de técnicas contra ação de agentes do crime em diversas situações. Descrição da escolta motorizada, escolta armada e escolta desarmada. Estabelecimento de relações entre as modalidades: segurança pessoal em deslocamentos, segurança residencial e no ambiente de trabalho, segurança pessoal em eventos públicos e privados. Proposição de mecanismos de prevenção e solução de situações críticas.